Cheia do Rio Negro marca nova temporada no Pouso das Castanheiras, na Amazônia

Cheia do Rio Negro marca nova temporada no Pouso das Castanheiras, na Amazônia
 Divulgação Pouso das Castanheiras

Com o nível do Rio Negro acima da média em comparação ao mesmo período do ano passado, o mês de maio se anuncia como um momento ideal para conhecer a Floresta Amazônica. No Pouso das Castanheiras, casa de aluguel com serviços de hotel a duas horas de Manaus, essa fase do ciclo das águas revela uma floresta exuberante, com acesso facilitado por canais e igarapés antes inacessíveis durante o período de seca.
 

A cheia do Rio Negro atinge seu auge por volta de junho, mas neste ano os efeitos já são visíveis. Na capital Manaus, a medição oficial do rio está 2,3 metros acima do registrado no mesmo período de 2024 – ano em que a região enfrentou a pior seca de sua história. Segundo dados do Serviço Geológico Brasileiro, o volume atual coloca o nível do rio na faixa superior da normalidade e a expectativa é de uma vazante menos intensa neste ano. No próprio Pouso, as medições diárias de chuva confirmam o cenário mais favorável: só em abril foram 500 mm de precipitação, quase 200 mm a mais do que no ano passado.
 

Além dos fenômenos naturais que atingem o Amazonas durante o ano, o Pouso das Castanheiras inicia a temporada de cheia com novidades na infraestrutura. A casa ganhou um novo deck com espreguiçadeiras, mesa para refeições ao ar livre, redes e um bar vintage dos anos 1970 restaurado por marceneiros locais. O paisagismo também foi ampliado, com o plantio de espécies nativas como helicônias, alocasias e bromélias, além da criação de um segundo espaço para fogueiras ao ar livre.
 

Outras melhorias incluem a ampliação dos beirais do telhado – inspirados nos projetos do arquiteto Severiano Mário Porto, referência da arquitetura amazônica – e a construção de uma nova área de apoio para equipe e prestadores de serviço, com lavanderia, refeitório e quarto de descanso. “Queremos que o conforto e o cuidado cheguem tanto aos hóspedes quanto a quem cuida da casa”, reforçam os sócios em nova newsletter publicada.
 

Situado em Anavilhanas, o Pouso das Castanheiras oferece uma experiência de hospedagem única na Amazônia, onde o ritmo da natureza dita a programação e os pequenos rituais do dia a dia. Unindo sofisticação e serviços de primeira classe, a casa é o ponto ideal para viagens em família ou entre amigos que buscam flexibilidade, privacidade e conforto num contexto de integração imersiva com a floresta e com a cultura local.
 

A casa possui 3 quartos com ar condicionado, sendo uma suíte e 2 quartos com banheiro compartilhado, além de sala de jantar e estar que pode ser considerada o grande coração da casa. A cozinha é abastecida por uma horta orgânica e ovos do próprio galinheiro, além de ingredientes regionais. Mesmo assim, os cardápios podem ser personalizados de acordo com os gostos, preferências e restrições de cada hóspede.
 

As reservas podem ser feitas através do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (11) 94299.5588. Todas as informações também estão disponíveis no Instagram @pouso.das.castanheiras.

Rolar para cima