
Fórum Empresarial Invista no Turismo Matogrossense marcará a abertura da FIT Pantanal
O evento é estratégico na programação da Feira Internacional de Turismo do Pantanal.
A captação e promoção de investimentos no turismo regional, é o que busca o Fórum Empresarial Invista no Turismo Mato-grossense 2025, que será realizado no dia 05 de junho, pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CETUR), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO), em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC).
Conforme a programação, o Fórum ocorrerá em um momento estratégico, alinhado às perspectivas positivas do setor, e reforçando a posição do turismo mato-grossense como um produto competitivo e almejado pelos mercados nacional e internacional. Será um grande momento de debate entre gestores públicos, empresários e investidores, evidenciando as oportunidades encontradas em Mato Grosso, além de destacar as ações do governo estadual para estimular a participação da iniciativa privada. O evento acontecerá a partir das 8h na sede da Fecomércio, marcando a abertura oficial da Feira Internacional do Turismo do Pantanal.
O objetivo é fortalecer o ambiente de negócios e impulsionar o desenvolvimento do turismo no estado, atraindo investimentos, especialmente para o setor de infraestrutura hoteleira, reservas turísticas e outros segmentos essenciais para o crescimento sustentável da economia local. O evento é estratégico e tem como meta, impulsionar a atração de investimentos, fortalecendo a competitividade, transparência e a sustentabilidade.
A Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico (Sedec), apresentou dados por intermédio do Observatório, que indicam que o setor turístico de Mato Grosso segue em ascensão, com projeções promissoras para o curto, médio e longo prazo. Os dados serão fundamentais para estimular empresários e gestores a desenvolverem projetos inovadores, consolidando o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Mato Grosso já é reconhecido como o Estado que mais cresce e se destaca por sua diversidade de atrativos naturais e culturais.
Dados da Junta Comercial de Mato Grosso mostram que o setor de alojamento e hospedagem cresceu 11,4% em 2024, em relação ao ano anterior. Foram abertos 4.403 novos negócios no setor de hotelaria e similares. O crescimento na abertura de empresas também reflete na geração de empregos. No ano passado, o saldo de contratações no setor foi de 230 novas vagas, com destaque para hotéis e similares, que responderam por 204 de admissões. Desde 2021, o setor mantém números positivos, revertendo o saldo negativo registrado durante a pandemia.
A secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Arruda de Morais Costa, destaca que mesmo com a abertura de novos empreendimentos, o setor hoteleiro de Mato Grosso precisa de mais investimentos. “Esse Fórum é uma oportunidade do Estado mostrar o seu potencial para investidores, especialmente da rede hoteleira e de infraestrutura de turismo”, garantiu, informando que com a construção do Parque Novo Mato Grosso, há necessidade de mais leitos na cidade, principalmente na região onde está sendo construído o empreendimento.
A presidente do Sindieventos de Mato Grosso, Alcimar Moretti, informa que serão convidados investidores de todas as regiões brasileiras para participar do encontro em Cuiabá, além de representantes do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos do Ministério do Turismo, e da Federação Brasileira de Hotéis, Bares e Restaurantes. “A presença de líderes empresariais, investidores e autoridades, será fundamental para consolidar Mato Grosso como um destino de oportunidades e crescimento econômico”, disse Alcimar, frisando que o Fórum será um marco para a atração de capital e expansão do turismo, reunindo os principais agentes do setor em um ambiente de conexão, conhecimento e oportunidades reais de negócios.
Serão convidados para o Fórum, os representantes dos municípios que estão no Circuito do Agronegócio de Mato Grosso, onde acontecem grandes eventos como feiras e encontros voltados para o setor agropecuário. A meta é discutir a estrutura hoteleira nos municípios e a proposta do Circuito do Agro Turismo.
Fotos: Divulgação