ABIH-CE GARANTE NA JUSTIÇA A MANUTENÇÃO DOS BENEFÍCIOS DO PERSE PARA HOTÉIS ASSOCIADOS

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE) obteve decisão judicial favorável que assegura a continuidade dos benefícios do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) para os hotéis associados à entidade.

O PERSE foi criado em 2021 como medida emergencial para mitigar os impactos econômicos sofridos pelos setores de eventos e turismo durante a pandemia de Covid-19. O programa concedia isenção total de tributos federais como Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

Previsto inicialmente para durar até 2027, o PERSE foi prorrogado pelo Congresso Nacional até dezembro de 2026, com um teto de R$ 15 bilhões em renúncias fiscais. Contudo, em abril de 2025, a Receita Federal decretou o encerramento antecipado do programa, alegando que o limite estipulado já havia sido atingido, conforme o Ato Declaratório Executivo RFB nº 2/2025.

O fim do PERSE foi duramente criticado pelos setores de eventos e turismo do Brasil, que alertam para o risco de aumento nos custos operacionais e até mesmo o fechamento de estabelecimentos.

Diante da nova realidade, diversas empresas recorreram ao Judiciário com o objetivo de manter os benefícios tributários. No caso da ABIH-CE, a entidade, por meio de sua assessoria jurídica através do escritório Pinho&Albuquerque Advogados, ingressou com ação judicial e obteve êxito na causa.

Graças a essa vitória, os hotéis associados à ABIH-CE habilitados ao processo, obtiveram o reconhecimento da violação ao princípio da anterioridade tributária quanto à revogação do benefício fiscal do PERSE, garantindo o respeito à noventena e à anualidade (prorrogação por 90 dias para PIS, COFINS e CSLL e até dezembro/2025 para IRPJ).

A presidente, Ivana Bezerra Rangel, reitera o compromisso da entidade na defesa dos interesses da hotelaria cearense que continuará adotando todas as medidas legais cabíveis para proteger seus associados frente às mudanças no cenário regulatório nacional.

Rolar para cima