SITA DESTACA SEGURANÇA CIBERNÉTICA NA AVIAÇÃO DURANTE A JORNADA AVSEC


 

Empresa participa do evento com palestra de Fabio Ardeola, abordando desafios e soluções para a proteção digital no setor aéreo
 

A SITA, líder global em soluções de TI para o setor de transporte aéreo, confirma participação na Anac Avsec & Cyber Week, evento promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que acontece entre os dias 10 e 12 de junho.

A empresa será representada por Fabio Ardeola, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios. O executivo será um dos palestrantes do evento, com a apresentação “Segurança Cibernética na Indústria de Transporte Aéreo”, no dia 12, às 16h40.
 

Durante o dia, a programação será dedicada ao tema, com foco na proteção de infraestruturas críticas, segurança digital de sistemas de tecnologia operacional (Operational Technology – OT) e dispositivos conectados (Internet of Things – IoT), além do fortalecimento da cultura de cibersegurança no setor aéreo.
 

Segundo o relatório divulgado no ano passado pela SITA, Insights de TI para o Transporte Aéreo – 2024 (2024 Air Transport IT Insights, em inglês), os dados revelam que as companhias aéreas e os aeroportos estão aumentando o investimento em segurança cibernética, biometria e soluções sustentáveis de TI: de acordo com o estudo, 74% das companhias aéreas e 72% dos aeroportos preveem um aumento nos gastos gerais com TI nos próximos dois anos. Em 2024, os gastos gerais de TI do segmento aumentaram e estima-se que atinjam US$ 37 bilhões para as companhias aéreas, e quase US$ 9 bilhões para os aeroportos.
 

“À medida que o transporte aéreo se torna cada vez mais digitalizado e interconectado, a segurança cibernética deixa de ser apenas uma preocupação técnica para se tornar uma prioridade estratégica. A SITA está comprometida em colaborar com o setor para construir um ecossistema mais seguro, resiliente e conectado”, afirma o executivo da Sita.

Com mais de duas décadas de experiência nos setores de Provedores de Serviços de Comunicação, Enterprise e Data Centers, Fabio Ardeola possui uma abordagem abrangente e orientada a resultados para o dinâmico cenário das telecomunicações. Ao longo da sua carreira, atuou em Consulting Engineering, Business Development e Pre-sales, em países e regiões como China, Europa, Reino Unido e América Latina.
 

Nos outros dias do evento, 10 e 11 de junho, o destaque seráa XIII Jornada AVSEC, que trará debates sobre o aprimoramento da segurança operacional nos aeroportos. A programação inclui temas como atualização de normas, regulação responsiva, aplicação de inteligência artificial no credenciamento de profissionais e elaboração de manuais com boas práticas para o enfrentamento de situações de risco. O evento também abordará soluções para monitoramento por drones, estratégias de prevenção em áreas aeroportuárias e avanços nos exercícios de segurança.
 

O evento contará com diversos especialistas e autoridades da indústria para discutir os desafios e avanços na segurança da aviação civil. Para conferir a programação completa, basta acessar o site.
 

Informações

Palestra: Segurança cibernética na indústria do transporte aéreo por Fabio Ardeola

Horário: 16h40 – 17h20

Evento: ANAC AVSEC & Cyber Week: XIII Jornada AVSEC e Cybersecurity Expo

Data: 10/06 até 12/06/2025

Local: Auditório da ANAC Sede, em Brasília/DF
 

Sobre a SITA

A SITA é uma fornecedora de TI do setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas mais fluidas, seguras e sustentáveis.

Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência operacional em mais de 1.000 aeroportos, além de cumprir a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas em todo o mundo. A SITA também fornece soluções de tecnologia que ajudam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens otimizadas. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 45% da troca de dados do setor da aviação.
 

Em 2023, a iniciativa Science Based Targets (SBTi) aprovou nossas metas de redução de emissões de curto e longo prazo. Essas normas, fundamentadas na ciência, são essenciais para orientar nossas ações climáticas, com o objetivo de reduzir efetivamente as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, estamos desenvolvendo soluções para ajudar a indústria a atingir seus compromissos de redução de carbono, incluindo a redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional.
 

A SITA é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.

Para mais informações, acesse o Link.
 

Rolar para cima