Porto Seguro fortalece turismo religioso com participação na ExpoCatólica 2025

Porto Seguro fortalece turismo religioso com participação na ExpoCatólica 2025

Entre os dias 3 e 6 de julho, Porto Seguro marcou presença na ExpoCatólica 2025, realizada em São Paulo, com uma comitiva que reuniu a turismóloga Dinha Malacarne, o assessor  Rafael Checon, além de autoridades eclesiásticas da Diocese de Eunápolis a qual Porto Seguro faz parte, Padre Patrick Azeredo. A participação no maior evento de produtos e serviços voltados ao segmento católico da América Latina é um passo estratégico para o fortalecimento do turismo religioso no destino.

Com programação intensa, o evento contou com arenas temáticas, rodadas de palestras e apresentações musicais de nomes consagrados como Padre Marlon Múcio, Banda Rosa de Saron, Padre Anderson, Frei Vilter e Adriana Arydes. A presença de Porto Seguro vem destacar seus atrativos históricos e religiosos, como as igrejas centenárias na Cidade Alta, no centro da cidade, e nos distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Vale Verde, além de festas tradicionais como a de Nossa Senhora d’Ajuda, Nossa Senhora da Pena, São Sebastião e Festa do Divino.

Porto Seguro é referência em patrimônio histórico-religioso. O município abriga as ruínas da primeira igreja do Brasil, a Igreja de São Francisco de Assis no outeiro da Glória, o primeiro Santuário Mariano mais antigo do Brasil, o Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda, a devoção a Nossa Senhora da Pena, uma das primeiras devoções brasileiras com 490 anos de fé  e mantém um calendário festivo repleto de celebrações que atraem milhares de fiéis e peregrinos de todas as regiões. A promoção desse legado em uma feira com grande alcance nacional permite apresentar o destino como rota de fé, espiritualidade e cultura.

A participação na ExpoCatólica 2025 representa não apenas visibilidade institucional, mas também oportunidade de negócios e parcerias com agentes de viagens, livrarias católicas, redes de comunicação e organizadores de romarias. O turismo religioso, cada vez mais valorizado no mercado, reforça a diversidade da oferta turística de Porto Seguro, movimentando a economia local e fortalecendo a identidade do destino.