23º Festival da Alcachofra do Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal, começa dia 22 de setembro

23º Festival da Alcachofra do Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal, começa dia 22 de setembro

Alcachofra ao vinagrete de frutas vermelhas – Crédito: Douglas Fagundes

O colorido da Primavera anuncia um dos mais tradicionais e aguardados festivais do restaurante Donna Pinha, destaque para o novo Prato da Boa Lembrança: “Cleópatra – Deusa da Alcachofra”

A 23ª edição do Festival da Alcachofra do Restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal/SP, começa junto com a Primavera, dia 22 de setembro, e segue até 2 de novembro. Uma boa notícia para os apreciadores dessa deliciosa flor: são mais de 15 deliciosas opções preparadas com muito carinho pela equipe da chef Anouk Migotto.
A novidade deste ano fica por conta de uma edição especial em homenagem ao “Prato da Boa Lembrança”– que ganhou o nome de “Cleópatra – Deusa da Alcachofra”. A receita, que reúne massa fresca com cogumelos servida dentro da flor, foi especialmente elaborada pela chef para a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que reúne um seleto grupo de estabelecimentos no país.
No projeto, os associados criam anualmente receitas e cerâmicas (pratos), pintadas à mão, que podem ser levadas para casa após a degustação. “Conta a lenda que Cleópatra, a antiga rainha do Egito, consumia as flores em seus banquetes. Acreditava no seu poder de rejuvenescimento e ainda nas propriedades afrodisíacas”, diz a chef.
NO CARDÁPIO – Como de costume, o cardápio do Donna Pinha é sempre elaborado para agradar diferentes paladares, inclusive com opções veganas. Para o festival, a chef traz diferentes pratos à base de alcachofras, a começar pelas entradas com opções de recheio de truta, queijo boursin (cabra) ou cogumelos. Entre as preferidas, estão a flor de alcachofra ao vinagrete de frutas vermelhas, com gorgonzola gratinada com parmesão e com farofa de pão, alho e azeite.
Para os pratos principais à base de alcachofras, o cardápio conta com opções como fettuccine com mix de cogumelos, nhoque de batata roxa, risotto negro com cogumelos, truta, medalhão, prime rib suíno, carré de cordeiro e muito mais.
E para harmonizar, ressalta Anouk, a dica fica por conta de vinhos com uvas chardonnay, rose ou cerveja artesanal. Confira o cardápio completo pelo site.
Vale ressaltar que o Festival utiliza alcachofras frescas cultivadas na Serra da Mantiqueira. Por sinal, a chef faz questão de valorizar os produtores da região. “A alcachofra é a representante na gastronomia da Primavera: fresca, suave e bela. Venham conferir!”, convida a chef.

PARA ADOÇAR A ALMA – Destaque ainda para as deliciosas sobremesas da chef, como o petit gateau de limão siciliano e sorvete de creme com calda de flores ou pavlova com coulis de frutas vermelhas com chantilly e calda de flores. Imperdíveis!

SERVIÇO – O Restaurante Donna Pinha está localizado à Avenida Antônio Joaquim de Oliveira, número 647, no Centro de Santo Antônio do Pinhal/SP. Abre todos os dias para almoço, das 11h às 17h. Para jantar, funciona de sexta e sábado até as 23h e domingo até as 18h. Atendimento pelo telefone fixo (12)36662669. Acompanhe também pelas redes sociais: @donnapinha (Insta) ou Donna Pinha (Face).

Alcachofra com gorgonzola gratinada com parmesão – Crédito: Douglas Fagundes

 

Prato da Boa Lembrança: Massa fresca com cogumelos servida dentro da flor – Crédito: Douglas Fagundes

 

Alcachofra com farofa de pão – Crédito: Douglas Fagundes

 

Cleópatra – Deusa da Alcachofra – Prato da Boa Lembrança

 

Chef Anouk Migotto no restaurante Donna Pinha

 

Plantação de alcachofras em Campos do Jordão – Crédito: Donna Pinha
Rolar para cima