



Começou ontem (11) e segue até dia 14 de setembro, em Brasília (DF), o 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável, momento que o município de Nísia Floresta/RN é representado pela secretária de turismo, Solange Portela, que integrou a programação no painel “Turismo Responsável – Resultados que inspiram”, realizado no primeiro dia, na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio – CNTC. O painel contou com a presença, além da secretária municipal de turismo, de outras mulheres de trajetórias notáveis, como:
Rutti Cutrin – fundadora da Mova Experiência (MA)
Maria Júlia Baracho – fundadora do Engenho Triunfo (PB)
Camilla Gonçalves – Grupo Caju (AM)
Nathalia Hallack – Sebrae Nacional (DF)
Mediação da Prof.ª Iara Brasileiro – LETS/UnB
O Fórum configura-se como um marco para o setor, ao reunir comunidades tradicionais, profissionais e empreendedores do turismo brasileiro em torno de um propósito comum: refletir sobre caminhos que fortaleçam um turismo mais inclusivo, diverso e ambientalmente sustentável.
Sob a coordenação de Marianne Costa, CEO do Instituto Vivejar, a proposta do encontro é criar um espaço de escuta e construção coletiva, voltado ao desenvolvimento de práticas que conciliem expansão econômica com responsabilidade social e ambiental, promovendo também o protagonismo das comunidades locais.
A participação de Solange Portela no painel e nas demais atividades do Fórum representa não apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também a reafirmação do seu compromisso com um turismo responsável, inclusivo e transformador, em Nísia Floresta e no mundo.
A programação segue com palestras, debates e oficinas que apresentam experiências inspiradoras vindas de diferentes regiões do país. E finalizará com visita técnica a comunidade quilombola Kalunga, em Cavalcante-GO.