A Feira de Valladolid prepara a sétima edição da FINE, o mercado internacional de enoturismo

• Será realizado nos dias 3 e 4 de março na cidade espanhola

A Feria de Valladolid está a trabalhar nos conteúdos da sétima edição da FINE, o mercado internacional de enoturismo que se realizará nos próximos dias 3 e 4 de março na cidade espanhola. A FINE é uma plataforma de negócios internacional aberta à participação de adegas, hotéis, rotas do vinho, territórios enoturísticos, operadores turísticos e agências especializadas neste segmento.


«A FINE iniciou a sua trajetória em 2020 como um evento pioneiro, original e único na Europa, e a sua trajetória posiciona-a como uma referência imprescindível na agenda dos profissionais do enoturismo», afirmou o diretor-geral da Feira de Valladolid, Alberto Alonso.


A vocação global da FINE consolidou-se e a última edição contou com participantes de 26 países e um aumento de 22% no número de operadores turísticos. Quanto à oferta apresentada na FINE, os territórios de Espanha e Portugal têm um papel preponderante, aos quais se juntaram, nas edições anteriores, rotas e adegas de Itália, França e Eslovénia.


A edição do próximo mês de março incorporará novos conteúdos que ampliam e complementam a oferta, como o oleoturismo, um produto em expansão que, tal como o enoturismo, ajuda a posicionar a Espanha como destino nos mercados internacionais.


«O turismo desenvolvido em torno do vinho, do território e da sua história conta com aliados que acrescentam um grande valor, a gastronomia em geral é um bom exemplo disso e o oleoturismo está chamado a ser outra referência para este tipo de turismo de qualidade e intemporal», explicou Alonso.


Em 2025, a FINE marcou um marco na história da Feira de Valladolid, com a realização da primeira edição da FINE Italy, fruto da colaboração com o recinto de Riva del Garda, em Trentino, um evento de sucesso que abre o foco sobre o desenvolvimento do enoturismo nos países do centro e norte da Europa.

www.fine-expo.com

Rolar para cima