Aeroporto Internacional de São Paulo retoma posição de hub mais movimentado da América Latina e Caribe
Terminal paulista atendeu 47,188 milhões de passageiros em 2025 e ultrapassou Bogotá e Cidade do México. Resultado marca recorde histórico do Aeroporto
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é novamente o terminal mais movimentado da América Latina e Caribe. A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, registrou em 2025 o tráfego de aproximadamente 47,188 milhões de passageiros.
Além da retomada da liderança, o número representa um recorde histórico de passageiros nos 41 anos recém-completados do aeroporto, ultrapassando os 43,581 milhões de passageiros recebidos em 2024. Antes, o recorde era pré-pandemia, em 2019, com 43,002 milhões.
“Esta conquista reflete o trabalho e o compromisso com a melhoria constante da experiência do passageiro. Temos investido fortemente na expansão e aprimoramento da infraestrutura e em segurança, além de realizar importantes parcerias para oferecer as melhores rotas para os viajantes, ampliando a conectividade e consolidando o Aeroporto Internacional de São Paulo como o maior hub aéreo da América Latina”, comemora Osvaldo Garcia, CEO da GRU Airport.
Em 2025, o Aeroporto Internacional de Guarulhos recebeu 47,188 milhões de passageiros, contando tanto chegadas e partidas para destinos nacionais e internacionais. No mesmo período, o Aeroporto de Bogotá recebeu 45,482 milhões e o da Cidade do México 43,605 milhões. Atualmente, a GRU conta com 55 rotas regulares internacionais conectando todos os continentes, sendo a principal porta de entrada do Brasil e da América do Sul onde foram registrados 16,809 milhões de passageiros internacionais, um novo recorde para a concessionária.
Para seguir no topo entre os principais aeroportos da região, a concessionária GRU Airport vem realizando uma série de investimentos em infraestrutura e modernização desde 2013, quando iniciou a administração. Entre 2023 e 2025 a empresa focou em retrofit com manutenção dos pisos, substituição das luminárias para LEDs, reforma dos banheiros, modernização dos sistemas de som e climatização, tecnologia nos sistemas de leitura de bilhetes de embarque (BCBPs) e passaportes (E-gates) que permitem maior agilidade às operações, entre outros.
Ampliação da capacidade de atendimento
Para garantir a consolidação da posição como principal hub da América Latina e um dos mais relevantes globalmente, nos próximos anos a GRU Airport vai investir cerca de R$ 2,55 bilhões em parceria com o Ministério dos Portos e Aeroportos em obras de expansão e modernização.
Entre as principais obras em andamento, destaca-se a construção do Novo Píer do Terminal 3 (internacional), que terá 33.000 m² quadrados e 14 pontes de embarque adicionais, além das 50 existentes, proporcionando estrutura para atender cerca de 11 milhões de passageiros a mais. A entrega está prevista para o final de 2026.
Terminal 2 (nacional e internacional) também passa por obras de expansão e terá a área de embarque aumentada em 1.600 m². Estas obras juntamente com as de retrofit têm entrega prevista ainda para 2026.
As pistas de pouso e decolagem também fazem parte dos investimentos programados pela concessionária. Com foco em segurança, estão sendo realizados serviços de manutenção do pavimento para execução de novos trechos de taxiways. Construção de hotel e novo edifício garagem também são destaques dos investimentos de GRU.
“Cada melhoria em infraestrutura e tecnologia fortalece a capacidade operacional do Aeroporto de Guarulhos, o que significa mais conectividade, conforto para os passageiros e oportunidades estratégicas para o Brasil e a América Latina. Com isso, seguiremos cada vez mais ligando o Brasil ao mundo e o mundo ao Brasil”, reforça Osvaldo Garcia.
Sobre GRU – O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é o maior hub da América Latina e Caribe. Com média de 880 pousos e decolagens diários, mais de 100 destinos diretos e cerca de 135 mil passageiros circulando todos os dias. Além disso, GRU conta com 26 salas VIP, área comercial com mais de 300 lojas e restaurantes e serviço de manobrista. Sob gestão da GRU Airport há 13 anos, a missão de conectar o Brasil ao mundo se renova a cada voo. O plano de investimento é de cerca de R$ 2,55 bilhões, em parceria com o Ministério dos Portos e Aeroportos, em obras de expansão e modernização. Ele prevê, entre outras melhorias, obras de infraestrutura, com reforma, integração e expansão do sistema de bagagens, novos piers domésticos e internacionais, mais balcões de check-in e aquisições de máquinas de raio-x para aumentar a segurança e o fluxo de passageiros.