
Com apoio do Governo do Estado, pré-Carnaval movimenta zonas turísticas da Bahia
No pré-Carnaval da Bahia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), patrocinou atrações musicais em zonas turísticas diversas, no último fim de semana. Em Salvador, na região da Baía de Todos-os-Santos, a folia lotou as ruas do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico, com animação de fanfarras e batucadas que embalaram blocos como Luzes da Ribalta, Rodante, De Hoje a Oito e Urso da Meia-Noite. O bairro se transformou na opção de baianos e turistas nacionais e estrangeiros, que preferem a festa das fantasias e marchinhas.
Ainda na capital baiana, aconteceu o Grito de Carnaval da Feira de São Joaquim, que movimentou a Cidade Baixa com muito samba e a celebração da cultura e da gastronomia, representadas no equipamento comercial e turístico. Entre as atrações, os grupos Samba Trator, Swing do Fora, Gang do Samba e Mais que Nada.
Na Costa dos Coqueiros, foi realizado o 10º Festival da Pinaúna, em Arembepe, na Orla de Camaçari, para valorizar as tradições locais. Em clima carnavalesco, o evento teve como ponto alto o preparo de pratos à base de pinaúna, fruto do mar conhecido também como ouriço-do-mar, para a degustação de moradores e visitantes à beira-mar.
Nos Caminhos do Sudoeste, Maiquinique promoveu o Carna Grafite, que arrastou multidões, em dois dias de folia antecipada, com trios elétricos nas ruas e Festa Paredão na praça William Farias Valadão.
Nos Caminhos do Sertão, o 4º Baile do Bloquinho Vitamina D celebrou a diversidade e a inclusão, na praça Morena Bela, em Serrinha, com a participação da Associação de Mães, Pais e Amigos dos Autistas (Ampaas).
“O Governo do Estado garantiu apoio ao Carnaval na capital e em mais de 150 municípios do interior, em festas que antecedem a folia e durante o Reinado de Momo. São ações e serviços nas áreas de infraestutura, segurança, saúde, comunicação, direitos humanos e contratação de atrações musicais para o folião pipoca, alcançando as 13 zonas turísticas baianas”, explica o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Foto:_Divulgação SecultBA