Embratur amplia estratégia de promoção internacional com número recorde de press trips em 2025

Embratur amplia estratégia de promoção internacional com número recorde de press trips em 2025
 

Foram 18 viagens de imprensa e influenciadores, alcançando 10 mercados internacionais em todas as regiões do país e gerando equivalente a R$ 18,6 milhões em mídia espontâneaEm 2025, as viagens reuniram cerca de 60 convidados de mercados internacionais relevantes para o turismo brasileiro. (Foto: Divulgação/Embratur)

 Cumprindo a estratégia de promoção internacional dos destinos brasileiros, a Embratur realizou, em 2025, um número recorde de press trips (viagem de imprensa), iniciativa que convida jornalistas, influenciadores e formadores de opinião para conhecerem os atrativos de determinadas regiões e divulgarem a experiência em seus países, estimulando o turismo. Ao todo, foram promovidas 18 viagens ao longo do ano.
 

As iniciativas reuniram cerca de 60 convidados de 10 mercados internacionais relevantes para o turismo brasileiro. Todas as regiões do país foram contempladas, alcançando 11 estados e 31 municípios.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o foco é a descentralização da promoção internacional e a valorização da diversidade de destinos, experiências e narrativas do Brasil.
 

“O ano passado foi o que mais teve press trips desde a implementação destas iniciativas pela Agência, em 2022. As viagens permitem que comunicadores e criadores de conteúdo conheçam presencialmente os destinos brasileiros, vivenciem experiências autênticas e estabeleçam contato direto com personagens locais, tradições culturais, gastronomia, natureza e modos de vida. A partir dessas vivências, os convidados produzem conteúdos editoriais e digitais capazes de transmitir, com credibilidade e sensibilidade, a diversidade e a singularidade do Brasil para audiências internacionais qualificadas”, explica Freixo.
 

O número recorde de press trips em 2025 reflete a consolidação de uma estratégia de promoção internacional integrada, adotada pela Embratur nos últimos anos. Esse trabalho combina ações de relacionamento com a imprensa internacional ao uso de inteligência de dados, à articulação com companhias aéreas para ampliação da conectividade e ao fortalecimento da parceria com o trade turístico em todo o território nacional. A atuação coordenada tem permitido identificar oportunidades, priorizar mercados importantes e potencializar resultados.
 

Destinos contemplados

  • Norte: Manaus (AM), Alter do Chão (PA) e Parintins (AM).
  • Nordeste: Salvador (BA), Recife (PE), Fernando de Noronha (PE), Lençóis Maranhenses (MA), Porto de Galinhas (PE), Trancoso (BA) e Barra Grande (PI).
  • Sudeste: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Paraty (RJ).
  • Sul: Foz do Iguaçu (PR), Ilha do Mel (PR) e Urubici (SC).
  • Centro-Oeste: Pantanal (MT/MS).

Os roteiros foram estruturados com parceiros como Sebrae, companhias aéreas, redes hoteleiras e parceiros institucionais, ampliando o alcance e a efetividade das ações. “É necessário destacar que esse recorde de press trips foi possível pela articulação de parcerias como a do Sebrae e a maior aproximação com companhias aéreas e o trade turístico nacional”, destaca Freixo.
 

Estratégia

A ampliação e o sucesso das press trips em 2025 reforçam o papel da Embratur como protagonista na promoção internacional do turismo brasileiro e são mais uma evidência do trabalho desenvolvido em um ano igualmente histórico para o setor, marcado pelo crescimento do turismo internacional no país. Ao investir em ações qualificadas de comunicação e relacionamento, a Agência reafirma seu compromisso com a promoção sustentável, diversa e competitiva do Brasil no cenário global.
 

Os resultados das ações mostram um impacto expressivo para a promoção do Brasil no exterior. Até o momento, foram contabilizadas ao menos 120 publicações em veículos de mídia internacional e perfis de redes sociais. Isso representa uma valoração estimada em R$ 18,6 milhões em mídia espontânea, montante equivalente ao que seria investido em publicidade comercial para alcançar a mesma exposição. “Os conteúdos gerados contribuíram diretamente para ampliar a visibilidade do destino Brasil e inspirar potenciais turistas em diferentes partes do mundo”, destaca Freixo.

Rolar para cima