Empresários chineses visitam terreno que poderá abrigar fábrica de equipamentos agrícolas em Mossoró

 

 

Empresários chineses visitam terreno que poderá abrigar fábrica de equipamentos agrícolas em Mossoró

 

Com aproximadamente 11 hectares, local tem a facilidade de ficar próximo à BR-304 e ainda a proximidade da rede de energia elétrica e de água.

 

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), apresentou na manhã deste sábado (31) aos representantes da empresa chinesa Jiangsu World Agricultural Machinery Co. o terreno que poderá sediar a sua fábrica de equipamentos agrícolas em Mossoró.

Localizado ao lado do prédio onde funcionou a empresa Itagres – Porcelanatti, o terreno mede aproximadamente 11 hectares (110 mil metros quadrados) e tem a facilidade de ficar próximo à BR-304, além da proximidade da rede de energia elétrica e de água e da tubulação de gás natural, caso seja uma opção de uso.

“É uma área do Governo do Estado, uma área em excelentes condições de acesso, água, iluminação, gás. Então, é o esforço que um governo está fazendo para, além de mecanizar a agricultura familiar, também gerar emprego, renda e dignidade para o povo aqui da região Oeste e, em particular, o povo de Mossoró”, destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima.

Também compuseram a comitiva o CEO da empresa chinesa Jiangsu World Agricultural Machinery Co., Zhu Linjun, Liu Furui (gerente geral adjunto), Wu Han (assistente), além dos pesquisadores Ni Xindong, pós-doutor pela Universidade Agrícola da China, e os doutorandos Tola e Mateen.

O secretário Alexandre Lima afirmou que o Governo do Estado tem intensificado ações para ampliar a oferta de máquinas voltadas à agricultura familiar. Segundo ele, a mecanização busca reduzir o esforço físico no campo e garantir melhores condições de trabalho aos agricultores. “Nesse contexto, a mecanização surge como alternativa para suprir essa demanda e manter a produção agrícola”, disse.

Alexandre Lima destacou ainda que a possível instalação de uma empresa em Mossoró vai além da fabricação de máquinas. Para ele, o projeto também representa geração de emprego e renda, além de reforçar o papel do município como polo estratégico do Oeste potiguar para novos investimentos.

Gustavo Kiguti, gerente da empresa, também comentou a importância da instalação do empreendimento. “O Brasil e a China estão passando por um momento muito bom economicamente e as parcerias existentes entre os nossos países são muito prósperas. Estamos conhecendo o Nordeste e identificando as possíveis áreas para a instalação de nossa fábrica de tratores e maquinários agrícolas. Pelo que a gente está vendo, a localização aqui de Mossoró é muito privilegiada, tem uma estrutura muito boa para abrirmos uma primeira planta de produção aqui na região, tendo em vista o mercado da agricultura familiar e as agriculturas convencionais também”.

A deputada estadual Isolda Dantas destacou o avanço de um projeto voltado à mecanização da agricultura familiar durante visita ao Distrito Industrial, onde o Governo do Estado deverá disponibilizar terreno para a instalação de fábricas ligadas ao setor.

A deputada afirmou que a instalação das fábricas vai facilitar a produção de alimentos e ampliar o acesso dos agricultores a equipamentos. Para ela, o fortalecimento da agricultura familiar tem relação direta com a segurança alimentar do país.

FOTOS: Carlos Costa/Assecom–

Rolar para cima